A transferência bancária é considerada como um dos primeiros sistemas de transferência bancária que foi utilizado no século XIX. Foram utilizadas estações telegráficas para este fim. Hoje em dia, este sistema continua a gozar de grande popularidade entre indivíduos e entidades jurídicas. Isto deve-se à vasta gama de serviços prestados pelas transferências bancárias. A outra vantagem é a segurança completa para o utilizador.
A primeira coisa a que se presta atenção quando se planeia uma transferência de dinheiro é a segurança. O sistema de segurança implica a restrição do acesso à informação e a identificação obrigatória da pessoa. Isto significa que essa pessoa não poderá fazer transferência através de uma agência bancária sem apresentar o documento que confirma a sua identidade. Este sistema é popular entre aqueles que não têm cartão bancário, aqueles que não confiam nos sistemas de pagamento electrónico, e também entre os jogadores de casino, uma vez que muitos estabelecimentos de jogo são parceiros do serviço.
Os utilizadores do sistema devem estar cientes de que a taxa é da responsabilidade do remetente. O destinatário não paga pela transferência. Para transferir dinheiro, o remetente pode ser obrigado a abrir uma conta corrente, tal acção não é difícil de executar, pelo que não há nada a recear. Tudo o que precisa de fazer é preencher um formulário de pedido, introduzir informações sobre o destinatário, o montante e o objectivo da transferência.
Para completar a transferência, o beneficiário deve levar o documento à agência punk ou aos correios para recolher o dinheiro em dívida. Só se pode fazer tal transferência dentro de um país. Para transferir dinheiro para o estrangeiro será utilizado um sistema diferente e outros detalhes do destinatário serão necessários (podem diferir dependendo do banco através do qual a transferência é enviada).
Para fazer uma transferência, o utilizador precisa de ser identificado no sistema. Ajudará a proteger os fundos contra os malfeitores. A taxa neste caso depende do custo dos serviços bancários. Alguns estabelecem uma taxa mínima para o serviço; outros, pelo contrário, acreditam que se tem de pagar muito pelo seu serviço de qualidade. A escolha cabe ao utilizador, que é livre de decidir qual o banco que quer utilizar. A taxa varia mais frequentemente entre 0,5 e 2% do montante da transferência.
O dinheiro estará disponível para o beneficiário dentro de 1 a 3 dias úteis. Este período pode aumentar se houver um factor de segurança envolvido. Este é o caso mais frequente das transferências internacionais em que é efectuada uma verificação completa da identidade do cliente.